top of page

MOSTRA
LAMBES BRASIL

Parceiro

Festival LambesGoia

Local

Goiânia, GO

Ano

2022

IMG_3256 (2).HEIC

Em 2022, como parte da programação do festival LambesGóia, em Goiânia, a Lambes Brasil fez sua primeira exposição: a Mostra Lambes Brasil, que aconteceu num dos principais pontos culturais da cidade, a Vila Cultural Cora Coralina. 

 

Ao todo, mais de 20 artistas de lambe-lambe foram selecionados. Fizemos questão de fazer uma curadoria que tivesse como critérios questões humanitárias ligadas à igualdade social, racial e de gênero, além de escolhermos artistas de todas as regiões do Brasil. 

 

Um dos trabalhos de destaque foi um cartaz de mais de dois metros de altura do coletivo Matriz, de Brasília, formado por mulheres mães, a obra discorre sobre a maternidade na pandemia. "Construímos esse lambe durante a pandemia, de forma remota, em meio ao cenário desafiador de estar em casa com os filhos", diz Bárbara  Moreira, artista integrante do coletivo. "Foi a nossa forma de dizer o quanto a pandemia recaiu sobre as mulheres gerando insegurança física".

 

Para a artista recifense Anne Souza, a exposição em Goiânia trouxe  a oportunidade de ter seu trabalho lado a lado com alguns dos artistas de quem é apreciadora. "Participar de uma mostra de lambes, junto com artistas que eu admiro, que foram e são inspirações para o meu trabalho foi muito legal", diz. 

 

A Primeira Mostra Lambes Brasil também conta com nomes já consagrados da arte em âmbito nacional, como o paulistano Raul Zito, o alagoano A Coisa Ficou Preta e a maranhense Silvana Mendes.

E o que explica essa paixão pela cola e o papel? Ao longo dos anos, nós nos vimos cada vez mais firmes no propósito de espalhar nossa técnica por todo país. Arte nos muros, postes, caixas de luz: horas e horas planejando e recortando papel, seguidos da também arte de preparar a cola, para depois caminharmos pelo ambiente urbano a fim de contar nossas histórias e nos reconciliarmos com a rua, com os nossos trajetos. 

 

Depois disso, um coletivo que pudesse alimentar uma plataforma de notícias, registros e histórias. A Lambes Brasil nasceu em 2016, como uma iniciativa do artista Alberto Pereira. Anos depois, somado com Bruna Alcantara, Mila Serejo e Tácio Russo é um coletivo - ou mais que isso - é a união de planos e sonhos.

 

De norte a sul, de leste a oeste, curamos artistas de todo o país para a nossa Primeira Mostra, com reflexo de qualidade artística, técnica e conteúdo. O que se vê aqui é o resultado de um trabalho feito a várias mãos e mentes. Uma pesquisa aprofundada de pessoas que querem mostrar ao mundo: "ei, nós existimos e é isso que temos a dizer. Vocês nos ouvem?". Pessoas pautadas por causas humanitárias, que lutam por igualdades.

 

Do preto e branco da selva de pedras resgatada nas artes do artista Zito, de São Paulo, fomos ao Maranhão ver o que Silvana Mendes diz sobre a história das mulheres negras - também dito nas artes do pseudônimo A Coisa Ficou Preta.

 

Não ficam de fora as artes em textos, bem expressos aqui por Lau Guimarães e o Coletivo Transverso. Assim como acentuamos: a maioria das artistas presentes são mulheres - que trazem importantes dados, como o Coletivo Matriz, das mães artistas de Brasília, e a Coletiva Basuras, que nos mostra em números a importância de suas causas.

 

Com as mãos sujas de cola e a certeza que precisamos continuar, te dizemos: seja bem-vinda (o).

 

Goiânia, julho de 2022

Ficha Técnica

Artistas Exposição:

Artistas murais externos:

Coordenação Mostra:

Curadoria:

Lambes Brasil

A Coisa Ficou Preta (AL)

Álex Igbó (BA)

Anne Souza (PE)

Coletiva Basuras (PR)

Coletivo Matriz (DF)

Coletivo Transverso (SP/DF)

Discordia (SP)

Felipe Gondim (PE)

Josy Zanch (SC)

Juliana Lama (DF)

Lambida Preta (GO)

Lau Guimarães (SP)

Leonardo Mareco (MS)

Pietra Canle (RJ)

Raul Zito (SP)

Rodrigo Zaim (SP)

SHN (SP)

Silvana Mendes (MA)

Skarlati Kemblin (AM)

Vantees (PR)

Bruna Alcantara (PR)

Felipe Gondim (PE)

Leonardo Mareco (MS)

Produção:

Bruna Alcantara

Diogo Rustoff 

Marcelo Maróstica

Bruna Alcantara

Milla Serejo

Apoio:

Centro Cultural Cora Coralina

Coordenação LambesGoia:

Diogo Rustoff 

Marcelo Maróstica

Realização:

Lambes Brasil

LambesGoia Festival

bottom of page